Ao pensar nesta tarefa surgiram uma série de casos que poderia explorar, todavia resolvi colocar um caso pessoal, nada mais nada menos que esquematizar a problemática inerente aos TPC’s semanais nas 3 cadeiras do 1º trimestre do MSIAD.
Desde que iniciou o MSIAD, semanalmente tenho-me debatido com questões organização pessoal. Em consequência do espaço apoderado pelo Mestrado, tornou-se mais difícil gerir o tempo disponível (que não estica), perante uma série compromissos pessoais e profissionais, aos quais devemos dedicação. Há que hierarquizar prioridades, fazer escolhas, em suma tomar decisões para alcançar os objectivos já traçados, e para os quais ambicionamos o sucesso.
Mas restringindo-me a um só problema, vou debruçar-me sobre os TPC do MSIAD, o problema da realização dos trabalhos, o cumprimento de prazos, a acumulação de TPC, a revisão e melhoramento dos TPC de semanas anteriores, e a qualidade do trabalho realizado, sempre cientes que o objectivo é a obtenção da melhor nota possível na cadeira.
Decidi utilizar um diagrama simples, em que os tpc das três cadeiras são tratados como um todo. Os valores atribuídos a cada variável influenciam o sistema e são determinantes para o resultado final. Ao optar por realizar parcialmente ou totalmente os TPC’s, tem as suas consequências no cumprimento de prazos, e a qualidade do trabalho realizado? Qual a melhor forma de gerir todo este sistema e tomar a melhor decisão?
Identificação das variáveis por categorias:
- Variáveis de decisão – Realização dos TPC, Melhorar os TPC
- Variáveis intermédias – Quantidade de TPC atribuídos, Tempo, Qualidade do Trabalho Realizado, Cumprimento de Prazos
- Variável de output – Nota Final na Cadeira
Árvore de decisão
Diagrama de Influência
Sem comentários:
Enviar um comentário