quarta-feira, 19 de setembro de 2007

CONTRIBUTOS PARA O GLOSSÁRIO DE SIAD

O que é Gerir?

As definições recolhidas na aula foram as seguintes:

Afectar recursos de forma a maximizar o objectivo
Tomar decisões
Organizar
Liderar
Comunicar
Controlar

Nesta perspectiva, encontramos a palavra gerir associada a áreas como os Recursos Humanos, à estratégia, ao planeamento, ao ambiente, ao stress, ao conhecimento, aos sistemas de informação, em suma, a gestão aplica-se a todos os aspectos do nosso dia a dia familiar e profissional.
A questão que importa referir é que em qualquer área em que a gestão é aplicada existe sempre um conjunto de recursos que se pretendem optimizar, em prol de um objectivo específico.

Gerir pressupõe, obviamente, que seja dada a possibilidade ao indivíduo de fazer uso das suas competências e dos recursos de que dispõe tendo em conta um determinado objectivo. Isto é, aspectos da gestão como controlar, liderar e organizar só são possíveis se existirem as condições necessárias à sua concretização.

Hierarquia de Problemas

Contributos recolhidos na aula:
Nasce da forma natural de dividir problemas em sub- problemas
A hierarquia estabelece-se no para onde

Segundo da Wikipédia:
“Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância (…). Mas pode significar ainda:
A distribuição ordenada dos poderes.
A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou Igreja.
A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição. (ver: arquitetura, artes plásticas, desenho, design gráfico, escultura, pintura, tipografia, etc) “

A hierarquia nasce da necessidade de desmembrar o complexo, o genérico e a missão, em conceitos, tarefas e funções, ou seja, estabelecer níveis mais fáceis de concretizar e que permitam tornar real e praticável o sistema subjacente à hierarquia.
A hierarquia também tem como objectivo ordenar, estabelecer regras e aplicar procedimentos, que face a um determinado problema, seguindo uma via previamente definida, se alcance uma solução similar .
Importa referir neste contexto, os sistemas hierárquicos biológicos, como as cadeias de sobrevivência das espécies, a estrutura organizativa das comunidades, que se estabeleceram naturalmente em função do meio ambiente.

Do link mencionado pela Professora Trigueiros, http://www.isss.org/hierarchy.htm, podemos retirar conceitos como: A hierarquia é “ a collection of parts” com uma ordenação assimétrica dentro de um todo, por conseguinte estabelece-se através de níveis superiores e inferiores num determinado sistema.
São ainda definidos conceitos como níveis de hierarquia, níveis de organização, critérios de observação, a dualidade na hierarquia, que com certeza iremos aprofundar.



Aprendizagem
Fontes:
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=388
http://www.ua.pt/incubadora/PageText.aspx?id=5454

A aprendizagem são os processos de aquisição de conhecimento

A possibilidade de se interiorizar conhecimentos e de expressá-los na prática, sob a forma de competências.

Este processo é basicamente relacional, na medida em que o conhecimento nos é viabilizado pelo outro, construído na e pela relação com nosso(s) interlocutor(es), ficando na dependência de que possamos dar-lhe significado (atribuir uma definição) através da reflexão, agregando valor às novas experiências.

Ao se falar em aprendizagem pensa-se logo em alunos, escola e conteúdos sistematizados.

Entretanto, a aprendizagem é bem mais ampla que a aquisição de conceitos escolares e está presente na vida de todos os seres humanos, o tempo todo, até o último suspiro. Aprende-se a ser filho(a), irmão(ã), pai, mãe, vizinho, amigo, empregado, patrão, profissional, sem falar nas competências específicas, como andar de bicicleta, nadar, cantar, tocar um instrumento. Aprende-se adaptação e aprende-se a aprender.

A Comissão Europeia distingue a aprendizagem em três tipos:

Aprendizagem formal: decorre em instituições de ensino e formação e conduz a diplomas e qualificações reconhecidos.

Aprendizagem não-formal: decorre em paralelo aos sistemas de ensino e formação e não conduz, necessariamente, a certificados formais. A aprendizagem não-formal pode ocorrer no local de trabalho e através de actividades de organizações ou grupos da sociedade civil (organizações de juventude, sindicatos e partidos políticos) ou ser ministrada através de organizações ou serviços criados em complemento aos sistemas convencionais (aulas de arte, música e desporto ou ensino privado de preparação para exames).

Aprendizagem informal: é um acompanhamento natural da vida quotidiana, não sendo necessariamente intencional e, como tal, pode não ser reconhecida, mesmo pelos próprios indivíduos, corno enriquecimento dos seus conhecimentos e aptidões.

Sem comentários: