sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Questão 7

Construir uma tabela com os processos de decisão mais conhecidos (Comparar os autores e as suas teorias)


Autor - Condorcet
Nº de etapas do processo de decisão - 3
Descrição das Fases / Características:

1ª Discussão sobre os princípios que servirão de base à decisão sobre um determinado problema, são ainda examinados os vários aspectos e consequências de aplicar diferentes soluções. Nesta fase a opinião é pessoal, não existindo esforço para se alcançar um acordo.

2ª Clarificação, existe um esforço para reunir opiniões e consenso num reduzido número de soluções.

3ª Escolha da solução a aplicar

Autor - John Dewey,s
Nº de etapas do processo de decisão - 5
Descrição das Fases / Características:

1ª Sentir o problema
2ª Caracterização do problema
3ª Formular uma possível solução
4ª Avaliar / testar a solução
5ª Observação e experimentação da solução /hipótese em análise, tem como finalidade a aceitação ou rejeição da solução
Autor - Herbert Simon
Nº de etapas do processo de decisão - 3
Descrição das Fases / Características:

1ª Procurar o momento para a tomada da decisão – Intelligence
2ª Procurar possíveis caminhos/ soluções – Esquematização
3ª Escolher a solução a aplicar - Escolha
Autor - Brim
Nº de etapas do processo de decisão - 5
Descrição das Fases / Características:

1ª Identificar o problema
2ª Recolher a informação necessária
3ª Produzir possíveis soluções
4ª Avaliar as soluções
5ª Seleccionar uma estratégia de actuação
Modelos não-sequêncais
Autor - Mintzberg, Raisinghani, Théorêt
Nº de etapas do processo de decisão - 3
Descrição das Fases / Características:


Para estes autores o processo de decisão consiste em fases distintas, que não apresentam uma relação sequencial. Eles aplicam no modelo as 3 fases de Simon, mas com diferentes designações
A relação entre as 3 fases é circular em vez de linear, onde só poderá ser criado um círculo de processo entre as diferentes fases.

Fase da Identificação apresenta 2 tarefas
1. Reconhecimento da decisão, onde os problemas e oportunidades são identificadas
2. Diagnostico de questões e identificação de eventuais canais de informação
Fase de Desenvolvimento tem como finalidade clarificar as opções
Fase de Selecção
1. Monitorização, quando é necessário a pesquisa de alternativas, possíveis soluções
2. Avaliação das hipóteses e escolha de uma delas
3. Autorização ao nível hierárquico superior da opção/solução seleccionada

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Questão 6

Hierarquizar os conceitos: (Guião; Método; Metodologia; Heurística; Algoritmo)

Guião – É o conjunto das linhas de acção, o plano estratégico que se pretende implementar.

Metodologia - é o conjunto de métodos, as etapas, devidamente caracterizadas, a executar num determinado processo. A metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa.

Método – a implementação de um processo, conjunto de passos esquematizados para atingir um fim.

Heurística – é uma palavra ambígua, que apresenta diferentes significados dependendo do contexto em que se enquadra, para o caso especifico dos Sistemas de Apoio à Decisão, o conceito significa regras e princípios que determinam o algoritmo.

Algoritmo – Sequencia de instruções lógicas que quando executadas atestam se determinada condição se verifica. Um exemplo será um algoritmo financeiro que, envolvendo um conjunto de fórmulas matemáticas, quando aplicado a uma determinada situação, responde com um resultado preciso e idêntico, sempre que essa situação se repita.


A hierarquização dos conceitos apresenta-se esquematizada no seguinte esquema:


Questão 5

a) Definir conhecimento explícito e conhecimento implícito

Conhecimento explicito é aquele que pode ser representado por diversos meios, tais como um manual técnico, uma base de dados, ou até informação transmitida verbalmente e apreendida pelo receptor da mensagem. Pode-se mencionar como exemplo mais flagrante do conhecimento explícito, o processo educativo.

Conhecimento implícito é composto por todos os conhecimentos apreendidos de forma imperceptível ao indivíduo, são ainda caracterizados por poderem ser transformados em conhecimentos explícitos.


b) Definir Business Intelligence (BI)

O BI refere-se ao processo de aplicar as ferramentas de gestão com as tecnologias de informação, onde os inputs são a informação e os outputs o conhecimento útil e oportuno, indispensável à tomada de decisão.
As aplicações de BI ao produzirem conhecimento, apoiam a tomada de decisão estratégica ao nível do ciclo de gestão: prever, planear, dirigir, monitorizar, avaliar e reportar. Podem-se mencionar como ferramentas principais do BI, a Data Warehouse, o OLAP, a Data Mining e o Balance Scorecard.
Somos alertados no artigo “The information Fallacy” redigido por Reuben Danzing e Walter Callender para os perigos dos projectos de BI focalizarem-se apenas em aspectos relacionados com a informação existente e a prossecução dos objectivos delineados na actual estratégia da organização, deixando um vazio nas componentes de gestão “prever” e “avaliar” vitais para o crescimento da organização.

c) Definir os componentes da Modelação Dimensional (Facto, Métrica, Dimensão e Hierarquia

Factos – podem ser caracterizados como sendo os indicadores, as variáveis chave do negócio que queremos analisar, exemplo disso são as vendas, as compras, os resultados operacionais, a taxa de satisfação dos clientes. O modelo multidimensional de Kimball, nomeadamente o esquema de modelagem em estrela, centra-se na tabela de factos, tabela dominante, que será rodeada por tabelas auxiliares designadas de tabelas de dimensão.


Métricas – são unidades de medidas que qualificam os factos, que permitem que estes possam ser analisados, constituem-se em atributos numéricos, alojam-se nas tabelas de facto, e revelam o desempenho ou comportamento de uma determinada área do negócio. Os exemplos mais vulgares de métricas são as quantidades de produto, custo do produto, nº de reclamações.


Dimensões – são o conjunto de perspectivas que ao relacionarem-se posicionam os factos num determinado espaço dimensional. As dimensões contextualizarem as métricas e descrevem os factos, delimitam o domínio de análise. Podem ser exemplos de dimensões, o produto, o cliente, o fornecedor, espaço temporal. As dimensões podem ou não ter hierarquias. Um exemplo simples de uma dimensão com hierarquia pode ser uma loja de uma rede supermercados, assim temos a dimensão loja, que tem abaixo o departamento, seguido da secção.

Hierarquia - é a ordenação de elementos em ordem de importância. A hierarquia nasce da necessidade de desmembrar o complexo, o genérico e a missão, em conceitos, tarefas e funções, ou seja, estabelecer níveis mais fáceis de concretizar e que permitam tornar real e praticável o sistema subjacente à hierarquia.
A hierarquia também tem como objectivo ordenar, estabelecer regras e aplicar procedimentos, que face a um determinado problema, seguindo uma via previamente definida, se alcance uma solução similar.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

TPC – 2 – Resposta a Questões

Será que todos os problemas têm solução?

Na minha perspectiva, julgo que todos os problemas têm solução, pois a resolução do problema passa pela forma como ele é reformulado. Pelo facto de não termos as respostas aos problemas não significa que elas não existam.


Será que todos os problemas têm lá dentro um problema de decisão?

Só os problemas com os quais ainda não fomos confrontados, ou cuja resolução ainda não conhecemos é que apresentam um problema de decisão.

Sempre que surge um problema, relativamente ao qual a solução é conhecida, todo o processo de tomada de decisão sobre esse problema, já se encontra construído , não se coloca o problema de tomada decisão.

Se não existir uma solução, há um problema?

Para existir solução tem que existir problema, a própria natureza de solução pressupõe um problema, existe correlação directa, uma interdependência entre os dois conceitos.
CONTRIBUTOS PARA O GLOSSÁRIO DE SIAD

O que é Gerir?

As definições recolhidas na aula foram as seguintes:

Afectar recursos de forma a maximizar o objectivo
Tomar decisões
Organizar
Liderar
Comunicar
Controlar

Nesta perspectiva, encontramos a palavra gerir associada a áreas como os Recursos Humanos, à estratégia, ao planeamento, ao ambiente, ao stress, ao conhecimento, aos sistemas de informação, em suma, a gestão aplica-se a todos os aspectos do nosso dia a dia familiar e profissional.
A questão que importa referir é que em qualquer área em que a gestão é aplicada existe sempre um conjunto de recursos que se pretendem optimizar, em prol de um objectivo específico.

Gerir pressupõe, obviamente, que seja dada a possibilidade ao indivíduo de fazer uso das suas competências e dos recursos de que dispõe tendo em conta um determinado objectivo. Isto é, aspectos da gestão como controlar, liderar e organizar só são possíveis se existirem as condições necessárias à sua concretização.

Hierarquia de Problemas

Contributos recolhidos na aula:
Nasce da forma natural de dividir problemas em sub- problemas
A hierarquia estabelece-se no para onde

Segundo da Wikipédia:
“Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância (…). Mas pode significar ainda:
A distribuição ordenada dos poderes.
A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou Igreja.
A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição. (ver: arquitetura, artes plásticas, desenho, design gráfico, escultura, pintura, tipografia, etc) “

A hierarquia nasce da necessidade de desmembrar o complexo, o genérico e a missão, em conceitos, tarefas e funções, ou seja, estabelecer níveis mais fáceis de concretizar e que permitam tornar real e praticável o sistema subjacente à hierarquia.
A hierarquia também tem como objectivo ordenar, estabelecer regras e aplicar procedimentos, que face a um determinado problema, seguindo uma via previamente definida, se alcance uma solução similar .
Importa referir neste contexto, os sistemas hierárquicos biológicos, como as cadeias de sobrevivência das espécies, a estrutura organizativa das comunidades, que se estabeleceram naturalmente em função do meio ambiente.

Do link mencionado pela Professora Trigueiros, http://www.isss.org/hierarchy.htm, podemos retirar conceitos como: A hierarquia é “ a collection of parts” com uma ordenação assimétrica dentro de um todo, por conseguinte estabelece-se através de níveis superiores e inferiores num determinado sistema.
São ainda definidos conceitos como níveis de hierarquia, níveis de organização, critérios de observação, a dualidade na hierarquia, que com certeza iremos aprofundar.



Aprendizagem
Fontes:
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=388
http://www.ua.pt/incubadora/PageText.aspx?id=5454

A aprendizagem são os processos de aquisição de conhecimento

A possibilidade de se interiorizar conhecimentos e de expressá-los na prática, sob a forma de competências.

Este processo é basicamente relacional, na medida em que o conhecimento nos é viabilizado pelo outro, construído na e pela relação com nosso(s) interlocutor(es), ficando na dependência de que possamos dar-lhe significado (atribuir uma definição) através da reflexão, agregando valor às novas experiências.

Ao se falar em aprendizagem pensa-se logo em alunos, escola e conteúdos sistematizados.

Entretanto, a aprendizagem é bem mais ampla que a aquisição de conceitos escolares e está presente na vida de todos os seres humanos, o tempo todo, até o último suspiro. Aprende-se a ser filho(a), irmão(ã), pai, mãe, vizinho, amigo, empregado, patrão, profissional, sem falar nas competências específicas, como andar de bicicleta, nadar, cantar, tocar um instrumento. Aprende-se adaptação e aprende-se a aprender.

A Comissão Europeia distingue a aprendizagem em três tipos:

Aprendizagem formal: decorre em instituições de ensino e formação e conduz a diplomas e qualificações reconhecidos.

Aprendizagem não-formal: decorre em paralelo aos sistemas de ensino e formação e não conduz, necessariamente, a certificados formais. A aprendizagem não-formal pode ocorrer no local de trabalho e através de actividades de organizações ou grupos da sociedade civil (organizações de juventude, sindicatos e partidos políticos) ou ser ministrada através de organizações ou serviços criados em complemento aos sistemas convencionais (aulas de arte, música e desporto ou ensino privado de preparação para exames).

Aprendizagem informal: é um acompanhamento natural da vida quotidiana, não sendo necessariamente intencional e, como tal, pode não ser reconhecida, mesmo pelos próprios indivíduos, corno enriquecimento dos seus conhecimentos e aptidões.
TPC - 1



A minha missão:

Recriar-me todos os dias


Os meus Problemas:


- Procura de conhecimento
- Organização do tempo
- Rotina
- Condomínio do prédio

Objectivos a alcançar:


- Concluir o mestrado – Objectivo estratégico
- Aplicar os meus conhecimentos na instituição onde trabalho – Objectivo operacional
- Definir a minha agenda diária e concluir todas as tarefas designada para esse dia - Objectivo táctico
- Pressionar o administrador do condomínio para que marque uma reunião - Objectivo táctico
- Reservar tempo para a leitura sobre outras temáticas, diferentes da minha área profissional - Objectivo operacional - Procurar novos projectos - Objectivo estratégico

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O que é Arte?
Segundo a Wikipédia
"A arte vem do latim significando técnica ou habilidade...é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao longo do tempo...Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.
No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística.
Também pode ser definida, mais genericamente, como o campo do conhecimento humano relacionado à criação e crítica de obras que evocam a vivência e interpretação sensorial, emocional e intelectual da vida em todos os seus aspectos."
E a Ciência? não será também uma forma de Arte?
Será que a Arte poderá, de alguma maneira, ser associada ao processo de tomada de decisão?