terça-feira, 20 de novembro de 2007

A Multidisciplinaridade dos Sistemas de Apoio à Decisão


Aqui ando eu nesta azáfama de pesquisas, leitura de documentos, entendimento dos mesmos, interiorização de conceitos, visualização de modelos e teorias, e quando junto tudo na minha rede neuronal, penso... que grande salganhada que tudo isto é, mistura de alhos com bugalhos, gente de toda a espécie, para no final tentar alcançar a resposta a uma simples questão, para onde vamos?

Os sistemas de apoio à decisão vão beber a todas as ciências, nomeadamente na neurologia, estatística, matemática, física, informática, sociologia, psicologia, e tudo, para atingirem a perfeição na resposta ao problema.

A grandeza dos Sistemas de Apoio à Decisão está na sua humildade em aceitar o contributo de todas as outras ciências para a criação dos seus modelos de análise, que apoiados nos dados criam uma simbiose quase perfeita.

E onde encontramos as provas da multidisciplinaridade? logo á partida na equipa de projecto de construção de uma Data Warehousing, que como é sabido, é composta por pessoas com competências e funções bastante diferenciadas, mas com um elo na complementaridade, necessária ao sucesso da Data Warehousing.

Também na própria aplicabilidade dos DW, que há muito extravasaram o universo empresarial dito tradicional, descobrimos a sua mais valia, actualmente entidades oriundas de áreas da administração púbica central e local, ou até Universitárias encontraram nos SAD um apoio à tomada de decisão ao nível estratégico e tactico, bem como no âmbito operacional.

A própria modelação inerente aos sistemas de apoio à decisão suporta-se na multidisciplinaridade, pois transpõe para as suas análises, as funções derivadas da estatística, o funcionamento das redes neuronais, o conhecimento extraído de diversas áreas temáticas, para construir sistemas baseados em regras, no conhecimento, nas redes neuronais artificiais, ou sistemas analíticos.

Todavia, não podemos esquecer que o esqueleto dos SAD é sem dúvida e com todo o mérito da ciência informática que permite a movimentação do sistema. Contudo, por si só, a base das Tecnologias de Informação não é suficiente para a criação e manutenção de um SAD, tem que coexistir uma intervenção multidisciplinar, caso contrário os sistemas de apoio à decisão estão condenados à nascença.

Sem comentários: